O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) anunciou na tarde desta quinta-feira (23) que o concurso para cartórios, suspenso há mais de um ano, será retomado com a publicação de um novo edital.
A data para publicação do novo certame ainda não foi divulgada, mas segundo o presidente da comissão do certame, desembargador Marcelo Martins Berthe, do TJ-SP, isso deve ocorrer o mais breve possível.
“Vamos agora buscar uma organizadora com expertise comprovada e que tenha feito outros concursos com sucesso. Vamos também, o mais breve possível, publicar o edital com as regras que pretendemos adotar, evidentemente seguindo as resoluções do CNJ e pensando nas peculiaridades do estado”, disse.
Segundo o presidente do TJ-AL, Tutmés Airan, a comissão dará alternativas para os candidatos que se inscreveram e aguardam a realização das provas.
“Os inscritos poderão receber o dinheiro de volta ou poderão usar da inscrição para realizar o concurso, complementando o valor caso necessário”, falou o magistrado.
De acordo com levantamento da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), Alagoas tem hoje 198 serventias extrajudiciais vagas.
“A Corregedoria vai auxiliar a comissão e fornecer todas as informações necessárias para o sucesso do certame”, afirmou a juíza Lorena Sotto-Mayor, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ).
O concurso foi lançado em 2014, mas foi suspenso por determinação do CNJ. Em dezembro de 2017, uma nova decisão autorizou a continuidade do concurso, dando andamento aos trâmites para elaboração de um novo edital.
O objetivo do certame era preencher quase 200 vagas de tabeliães, notários e registradores em todo o estado.