Os Núcleos de Atividades Físicas do Vergel do Lago, Feitosa, Conjunto Osman Loureiro, Canaã, Santo Amaro, Jacintinho, Conjunto Eustáquio Gomes, Salvador Lyra, Fernão Velho, Pitanguinha, Guaxuma, Rio Novo, Graciliano Ramos e Ponta da Terra desenvolveram rodas de conversas com temas como “Você sabia que o cérebro é um órgão e também adoece? Vamos cuidar!”. Além de dinâmicas com a bola, copo cheio, aplicação do questionário anual de qualidade de vida, aulas de dança, músicas e lanche coletivo.
“As ações têm o objetivo de estimular hábitos saudáveis, proporcionando à população uma qualidade de vida melhor. As atividades ocorrem durante todo o ano em todos os Núcleos, e o mês de setembro é uma referência para a conscientização sobre a importância da prevenção”, explica Reinaldo de Oliveira, responsável técnico dos NAFs.
Abrigo Luzinete Soares de Almeida
Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de Assistência Social (Semas), o Capsi Luiz da Rocha Cerqueira e o Abrigo Luzinete Soares de Almeida desenvolveram ações para as crianças e adolescentes com música, danças, dinâmicas lúdicas e histórias.
“Nós contamos histórias sobre o Setembro Amarelo de maneira harmoniosa com fatos sobre a prevenção ao suicídio. São crianças e adolescentes muito comprometidos, vivem no abrigo porque os pais a abandonaram e tiveram esses vínculos rompido. Por conta disso, desenvolveram transtornos que precisam de nossa atenção”, contou Thyone Assunção, gerente do Capsi Luiz da Rocha Cerqueira.
Associação Pestalozzi de Maceió
O público da Associação Pestalozzi Maceió também recebeu a equipe do Capsi Luiz da Rocha Cerqueira na última terça-feira (28). Na ação, crianças e adolescentes com deficiência intelectual, visual e física que estavam com seus responsáveis e participaram das atividades.
“Fizemos dinâmicas diferenciadas para este público, com outras abordagens, mas com o mesmo foco, que é a saúde mental. Foram interações envolvendo balões amarelos e músicas para garantir aos jovens acolhimento e atenção”, destaca Thyone.
Assistência aos profissionais do Município
Além das atividades realizadas ao longo de todo o mês de setembro nos Caps de Maceió, a Gerência de Atenção Psicossocial também disponibiliza, de forma permanente, o Teleatendimento Remoto por meio do número 3312-5410. O serviço busca prestar assistência aos profissionais de saúde que necessitem de atendimento psicológico. O funcionamento é às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, e conta com três psicólogos.
Serviços especializados existentes em Maceió
– Gerência de Atenção Psicossocial (Prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde – Centro) – (82) 3312-5466
– Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho) – (82) 3312-5532
– Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro) – (82) 3312-5521
– Caps AD. Dr. Everaldo Moreira (Farol) – (82) 3312-5517
– Caps Dr. Rostand Silvestre (Jatiúca) – (82) 3312-5500
– Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) – (82) 3312-5540
Outros números de atendimento
– Centro de Valorização a Vida (CCV) – Ligue 188
– Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida) – 82 98879-2710 / 99941-0326 e 98891-0820.
secommaceio