Alagoas registrou mais três casos de Covid-19 provocados pela variante Delta, dois na capital, Maceió, e um no município de Marechal Deodoro. A confirmação dos casos foi emitida nesta quarta-feira (1º) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório de referência nacional. Levando-se em consideração a transmissibilidade da variante Delta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta que toda a população continue seguindo as restrições sanitárias, o protocolo de distanciamento social e alerta sobre a importância da vacina.
As amostras foram coletadas ente os dias 9 e 11 de agosto e, segundo o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesau, os pacientes já estão recuperados e não agravaram. Dos três casos, dois são do sexo feminino, com idades de 16 e 54 anos e residentes, respectivamente, em Maceió e Marechal Deodoro. Já o terceiro caso é do sexo masculino, com idade de 19 anos, e mora em Maceió.
Os primeiros casos da variante Delta em Alagoas foram confirmados no dia 9 de agosto em dois homens de 63 e 24 anos que residem, respectivamente, em Maceió e Palmeira dos Índios. Somam-se agora, no estado, cincos casos confirmados desta variante, que surgiu na Índia em outubro de 2020.
O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ressalta que Alagoas continua lutando pelo combate à pandemia, com resultados importantes e avanço na campanha de vacinação. “Alagoas segue com baixa ocupação hospitalar e queda no número de óbitos. Além disso, 78% da população adulta alagoana já está vacinada com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19”, afirma o gestor.
“Peço para que a população mantenha o uso da máscara, o isolamento social, a higienização das mãos e continue atendendo ao chamado para a vacinação, tanto para a primeira dose, como para a segunda, pois somente com a vacinação e o respeito às medidas sanitárias venceremos a Covid-19”, destaca Alexandre Ayres.
Para que a variante Delta não proporcione uma nova onda, é preciso continuar atento aos cuidados no combate à Covid-19. Por isso, não esqueça:
- Use máscara ao sair de casa;
- Respeite os protocolos de distanciamento social;
- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool a 70%;
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca;
- Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;
- Fique em casa se você se sentir indisposto;
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse, dificuldade para respirar ou outros sintomas gripais.
alagoas.gov