Parte integrante do maior conjunto de investimentos em saúde pública de Alagoas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída no Conjunto Santa Maria, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, deve ser entregue à população no dia 20 deste mês. A obra, orçada em R$ 6,2 milhões, foi custeada com recursos próprios do Estado. A unidade será do tipo III, terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia, totalizando 10.500 por mês.
Esta será a quinta unidade entregue na capital alagoana pelo Governo do Estado. O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, acompanhou o andamento da obra na manhã desta quarta-feira (1º). “A manhã foi dedicada a acompanhar a finalização das obras da UPA Cidade Universitária. Essa é a quinta do governo Renan Filho e a gente tem trabalhado duro para levar portas de urgências para mais perto da população. Aqui nessa região moram cerca de 100 mil pessoas, que antes dependiam da UPA do Benedito, do Tabuleiro e do Hospital Geral do Estado”, disse o secretário.
“Nessa gestão, nós fazemos conversando com as pessoas. Nós vimos as necessidades e decidimos que essa região precisava de uma Unidade de Pronto Atendimento. E no dia 20 de setembro nós iremos entregar esse importante benefício para a população. É assim que a gente vai construindo uma nova Saúde, com muita garra, com muito trabalho, e principalmente, valorizando o trabalho dos profissionais de saúde”, salienta o secretário.
Serviços ofertados – A nova UPA irá dispor de leitos de observação e de urgência e será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Para isso, a unidade vai contar com um serviço de classificação de risco, além de consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e sala de nebulização.
A nova unidade, que irá funcionar todos os dias da semana, 24 horas por dia, será referência no atendimento de pacientes com febre alta, crises de pressão arterial, pequenas fraturas, cortes, além de infarto e derrame. A UPA do Cidade Universitária será mais um equipamento de saúde que irá ajudar na redução do grande fluxo de pacientes no Hospital Geral do Estado (HGE), maior hospital público da capital alagoana.
alagoas.al.gov.br