DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
22/05/2019 às 20h00min - Atualizada em 22/05/2019 às 20h00min

Secretária debate evasão escolar com consultora do Unicef

- Fonte: Ascom Semed
Foto: Ascom Semed

A Rede Municipal de Ensino deverá aderir a mais um produto desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Busca Ativa Escolar, cujo objetivo é o de reduzir a evasão escolar. Na tarde dessa terça-feira (21), a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, discutiu os termos de adesão com a consultora do Unicef para Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em Maceió, Juliana Vergetti.

O Busca Ativa Escolar é uma plataforma que apoia gestores públicos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. “É uma ferramenta tecnológica, desenhada para que os municípios possam realizar essa busca ativa e para potencializar a articulação intersetorial dentro do município”, explica Juliana.

De acordo com a coordenadora do Unicef para PCU, a ferramenta permite o cruzamento de informações, classifica alertas, casos e motivos por bairros e faixa etária de crianças e dos adolescentes que estejam fora da sala de aula. “O Unicef está trabalhando em Maceió, através da Plataforma de Centros Urbanos, com quatro eixos: enfrentamento da exclusão escolar, promoção dos direitos da primeira infância, promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos, e redução de homicídios. Todos os eixos são primordiais no apoio e na integração com a escola”, acrescentou Juliana

Dentro do eixo de enfrentamento da exclusão escolar, o Busca Ativa Escolar foi pensado pelo Unicef, com apoio de parceiros, para ajudar as gestões municipais. Os municípios podem acessar cada escola, com o retrato individual em relação ao atraso dos alunos. Todo o processo de gestão e acompanhamento é feito pela internet, em uma plataforma acessível em todos os meios eletrônicos, além do formato impresso. Além disso, também articula ações com outras áreas, como as de saúde e assistência social, para que os alunos sejam identificados e acompanhados para que não deixem de acompanhar a rotina escolar.

A secretária municipal de Educação Ana Dayse Dorea, destacou que a Rede já realiza a coleta de dados e frisa que a parceria com o Unicef será fundamental para detectar crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula. A secretária sinalizou positivamente para a adesão ao programa. “Já realizamos a busca ativa, porém com a consultoria do Unicef e adesão ao programa, poderemos saber, se damos continuidade ao que estamos fazendo ou implementamos”, afirmou Ana Dayse.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp