A advocacia alagoana está se encontrando mais do que o costume e o motivo não é a saudade pós-pandemia. A categoria se prepara para dois pleitos nos próximos meses. A primeira será para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, que vai suceder Nivaldo Barbosa, além de escolher demais diretores, conselheiros federais, seccionais e Caixa de Assistência.
Os nomes que circulam oficialmente como pretensos candidatos - e que disputam a preferência da situação - são: Vagner Paes, atual vice-presidente; Manuella Gatto, atual presidente da Comissão de Ensino Jurídico; e Ednaldo Maiorano, atual presidente da CAA. Maiorano, por sua vez, já exerceu o cargo de vice-presidente por duas gestões (Thiago Bomfim e Fernanda Marinela)
A segunda eleição que mexe com a atenção dos operadores do direito é a vaga do quinto constitucional. O Projeto encaminhado pelo Tribunal de Justiça aguarda aprovação na Assembleia Legislativa. A expectativa é que isso ocorra em breve.
Entre os nomes mais cotados no momento, de acordo com os bastidores são: Antônio “Cacá” Gouveia, ex-diretor do Detran-AL; Alberto Maia Omena, ex-desembargador eleitoral e ex-chefe de Gabinete do então da OAB-AL, ministro Humberto Martins; e Fábio Ferrario, ex-procurador da Assembleia Legislativa do Estado (ALE).
A data da primeira eleição, que está mexendo com as agendas da advocacia, está prevista para acontecer na segunda quinzena de Novembro. Já a segunda eleição, que deve mexer mais ainda com a advocacia, espera a tramitação do projeto de lei na ALE para ser encaminhado à Ordem que, por sua vez, dará início ao processo eleitoral.
O segundo semestre promete fortes emoções para os advogados e advogadas de Alagoas. Vamos aguardar definições.