Na noite de quinta, os bombeiros informaram que dois corpos tinham sido localizados. Nesta sexta, no entanto, a corporação disse que havia encontrado apenas o adolescente, identificado como Otávio Pessoa de Siqueira.
O deslizamento ocorreu por volta das 17h, na 6ª Travessa Travessa Murilo Braga. Chovia muito no momento do acidente e o local estava cheio de lama. Os bombeiros foram acionados às 18h.
Os bombeiros procuram o pai do adolescente que morreu, o carregador Osvaldo Pessoa de Siqueira, de 39 anos, a mãe dele, a dona de casa Sílvia Regina da Silva, de 36 anos, além da irmã do rapaz, Isabele Pessoa de Siqueira, de 12 anos.
“A barreira caiu sobre a casa e atingiu quatro pessoas da mesma família. O casal e os dois filhos. O adolescente, infelizmente, foi encontrado sem vida”, afirmou o tenente dos bombeiros Lucas Araújo, que comandou a operação de resgate, no início da manhã.
No início do resgate, na quinta, seis equipes dos bombeiros foram mobilizadas. Na manhã desta sexta, dois grupamentos estavam na área à procura dos desaparecidos.
Uma das dificuldades enfrentada pelos bombeiros foi isolar o local do acidente As equipes de resgate contaram com o apoio da Polícia Militar para manter as pessoas afastadas da área.
"Tem muita gente curiosa querendo saber o que aconteceu. Temos que fazer a conscientização para mostrar que há riscos e eles não podem se aproximar”, afirmou.
Dois cães da raça labrador foram levados pelos bombeiros para ajudar nas buscas pelos desaparecidos. Os animais conseguiram localizar o corpo do adolescente.
Moradores da região também se mobilizaram. Eles formaram uma fila indiana para retirar a lama e destroços na área do deslizamento.
Prefeitura
Por meio de nota, a prefeitura de Jaboatão disse que “lamenta a fatalidade ocorrida na noite de quinta-feira, no bairro de Cavaleiro, e se solidariza com a família nesse momento de perda”.
A administração municipal afirmou, ainda, que “providenciou todo apoio aos familiares, que também serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania”.
Equipes da Defesa Civil se deslocaram ao local do incidente para prestar auxílio social e avaliar o cenário causado pelas fortes chuvas.
Cinco imóveis foram interditados por estarem em situação de risco e os moradores foram transferidos para casas de parentes. “Estas famílias também serão acompanhadas pela assistência social”, acrescentou a nota.
Nesta sexta, disse a prefeitura, a equipe da Defesa Civil estará no local para avaliar a situação de “forma mais minuciosa”.
Na quinta-feira, foram registrados mais de 200 milímetros de chuvas, em Jaboatão, volume equivalente à média de 30 dias do mês de maio e o maior nos últimos 20 anos, de acordo com a prefeitura.
Outros desabamentos
Além desse caso, houve outros deslizamentos. Em Jardim Monteverde, onde cinco casas foram atingidas. Uma mulher sofreu ferimentos leves.
De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil esteve no local e, de imediato, interditou dois imóveis que foram atingidos pelo deslizamento de barreira.
"Outros cinco imóveis serão novamente vistoriados amanhã [sexta], visto que os proprietários não se encontravam no local quando do atendimento à ocorrência junto à Defesa Civil", informou a administração municipal, em nota.
A orientação do órgão foi para que as pessoas buscassem acolhimento em casa de parentes, até a nova vistoria.
Ainda de acordo com a prefeitura, houve outro deslizamento com registro de ferimentos leves, em Sucupira.
Também por meio de nota, a administração municipal disse que o fato aconteceu na Rua Maria do Socorro Uchôa. "Uma criança sofreu ferimentos leves", informou o comunicado.