DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
24/03/2021 às 20h27min - Atualizada em 24/03/2021 às 20h27min

Unidades hospitalares de AL começam a receber produtos da agricultura familiar

Tipos de alimentos cultivados pelos agricultores familiares são frutas, verduras, hortaliças e raízes

Rayssa Cavalcante, com assessoria
Gazeta Web
Produtos estão sendo adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agriculta Familiar do Estado de Alagoas
Para abastecer os hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o órgão começou a adquirir alimentos produzidos pela agricultura familiar. Os produtos estão sendo adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agriculta Familiar do Estado de Alagoas (PAA/AL), pelo modelo de compra institucional.
 

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandres Ayres, a mudança pode causar uma melhoria nas refeições oferecidas nas unidades ligadas à Sesau. “A partir de agora, todos os hospitais da rede estadual de saúde serão abastecidos com alimentos de qualidade, produzidos por essas cooperativas da agricultura familiar, que serão consumidos pelos pacientes e servidores”, ressaltou.

Os tipos de alimentos cultivados pelos agricultores familiares são frutas, verduras, hortaliças e raízes. Na lista das frutas constam banana, melancia, laranja, melão, mamão, coco verde, limão e abacaxi. As raízes são inhame e mandioca. Polpas de frutas, açúcar cristal e leite de coco, também estão entre os itens adquiridos. Algumas das hortaliças e verduras que estão à disposição são abóbora, alface, batata inglesa, beterraba, cebola branca, cenoura, coentro, pimentão, tomate e batata doce.
 

A coordenadora de nutrição da gerência administrativa da Sesau, Ivanna Dacal, considera que os produtos da agricultura familiar vão melhorar a qualidade do serviço oferecido para os pacientes que estão internados. “O PAA vai trazer uma série de benefícios para a saúde dos pacientes que forem consumir produtos naturais de qualidade e sem agrotóxicos. As refeições passarão a contar com uma variedade de frutas, verduras e legumes, com isso os pacientes irão consumir alimentos mais saudáveis, ricos em nutrientes, garantindo aos pacientes maiores chances de recuperação do seu quadro clínico”, disse a nutricionista.

As unidades ligadas à Sesau, que estão contempladas com o PAA/AL, são o Hospital Geral do Estado (HGE), Clínica Infantil Daisy Brêda, ambos na capital; o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; Unidade Mista Senador Arnon de Melo, na cidade de Piranhas; Unidade Mista Antenor Serpa, no município de Delmiro Gouveia e Unidade Drª. Quitéria Bezerra de Melo, em Água Branca.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp