A Polícia Civil de Alagoas indiciou a técnica de enfermagem de Maceió que foi flagrada em vídeo furando uma idosa de 97 anos sem que aplicasse a dose da vacina contra Covid-19 que estava na seringa. O caso aconteceu no último dia 28 de janeiro. À polícia, a profissional alegou distração.
Segundo o delegado Antônio Edson, a mulher deve responder por infração de medida sanitária preventiva. O crime está previsto no artigo 268 do código penal e estipula pena de um mês a um ano de detenção e multa. Além disso, a pena é aumentada em um terço se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.
Segundo Antônio Edson, para chegar a tal conclusão, ele levou em conta vários depoimentos. Foram ouvidas a cuidadora da idosa que estava com ela no momento do fato, colegas de trabalho da técnica de enfermagem e a própria técnica. Além disso, ele levou em consideração um laudo pericial que analisou as seringas usadas pela profissional.
O laudo atestou que somente houve erro na vacinação da idosa em questão e que a vacina que deveria ser aplicada nela foi encontrada no lixo utilizado pela enfermeira. A seringa estava com o líquido dentro.
O delegado contou que, em depoimento, a técnica de enfermagem admitiu o erro, mas negou qualquer intenção criminosa, e disse que o que aconteceu foi uma “distração”. O inquérito foi remetido ao Ministério Público de Alagoas (MP/AL).