Nesta terça-feira (2), o governador Renan Filho Renan Filho reafirmou que o Estado pode adquirir vacinas, se houver oferta por parte dos laboratórios e que, depois da vacinação de idosos e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, a prioridade será vacinar os professores, para que o Estado possa retomar as aulas – no formato presencial. O anúncio foi feito em vídeo nas redes sociais.
“Eu já disse em Alagoas e queria aproveitar para repetir aqui, direto desta visita, que, se tiver oferta de vacinas, Alagoas tem recurso e vai comprar vacinas para acelerar o plano de imunização no nosso Estado, especialmente priorizando a vacinação dos grupos de risco: idosos e profissionais da linha de frente também”, garantiu o governador.
“E, depois desses, os profissionais de educação, para que a gente tenha condições de retornar com as aulas presenciais, assim que a gente promover a vacinação desse público”, projetou Renan Filho, noutro trecho do vídeo.
Segundo ele, depois da visita ao laboratório, situado em Brasília (DF), a delegação se reuniria com o presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP).
“Estou me preparando para sair em direção à visita à União Química, onde vamos verificar a possibilidade de os estados brasileiros adquirirem diretamente vacinas. O Supremo Tribunal Federal [STF] já decidiu, como vocês sabem, que os estados podem comprar vacinas, no caso do não cumprimento integral do Plano Nacional de Imunização. E eu estou aqui justamente, para, ao lado de outros governador do Brasil, visitarmos o laboratório que produzirá no Brasil vacinas, especialmente a vacina Sputnik, para que a gente observe as condições de oferta, se ele tem condições de atender aos estados diretamente”, disse o governador.