Durante o período de isolamento social, provocado pela pandemia de Covid-19, é importante dinamizar o aprendizado e manter os vínculos com os alunos. No ensino da Matemática, uma disciplina tão presente no dia a dia, não seria diferente. E tem sido assim, de uma forma leve, com situações do cotidiano, que professores da Rede Municipal de Educação têm produzido as audioaulas para o Programa Rádio Escola Maceió.
As audioaulas de Matemática têm como objetivo proporcionar aos estudantes interações com diferentes conceitos da disciplina, utilizando elas no seu cotidiano para resolver diferentes problemas. Desta forma, o aluno usa situações corriqueiras e de seu ambiente familiar para solucionar questões simples e de contextos universais como o uso do dinheiro, brincadeiras envolvendo contagem, leitura, uso de diferentes medidas comuns no dia a dia e outros temas importantes para o desenvolvimento integral da criança.
Tendo como parâmetro as dimensões afetivas, cognitivas, sociais, econômicas e culturais que são exibidas ao longo do ano, os professores promovem a interação com os estudantes, deixando eles mais próximos da escola, de acordo com suas possibilidades, mesmo estando fisicamente fora dela.
A professora de Matemática, Eliane Ramos da Rocha Lins, explica como a nova perspectiva serve como aprendizado. “Auxiliar os professores participantes na gravação das audioaulas está sendo uma grande oportunidade de interagir e fazer a tematização da prática sobre o ensino e aprendizagem da Matemática em uma nova perspectiva e contexto, sobretudo com o uso de diferentes ferramentas que não faziam parte da nossa prática. É um grande aprendizado”, comentou.
O professor José Correia fala sobre a satisfação de participar do Programa e ter seus áudios exibidos na rádio. “Enquanto professor, participar do Rádio Escola Maceió com o componente curricular Matemática é gratificante, uma vez que estou contribuindo com o processo de fazer chegar, mesmo que de forma remota, o conhecimento, nesse momento de isolamento social”, disse.
O processo também serve para desmistificar a Matemática como disciplina complicada e abre um leque para novas formas de expandir o conhecimento da matéria de exatas. Quem defende esta ideia é Andréa Danielle Lopes dos Santos, professora da Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira.
“Os professores estão nos solicitando as gravações para diversificar as suas aulas e percebo que nós tivemos a oportunidade de desmistificar a Matemática, pois todos acreditam que são apenas operações e contas no caderno. A disciplina vai muito além e está presente no nosso cotidiano e pode ser bem dinamizada”, explicou Danielle.
fonte:tnh1.com.br