DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
06/08/2020 às 17h17min - Atualizada em 06/08/2020 às 17h17min

CRIA promove lives para discutir aleitamento materno

Palestras fazem parte da programação do Agosto Dourado

Para celebrar o Agosto Dourado, que marca o mês de incentivo ao aleitamento materno, o Programa Criança Alagoana (CRIA) promove uma série de encontros sobre a importância deste ato, no seminário “Dialogando Sobre Aleitamento Materno: Em Tempos de COVID e Por Um Planeta Saudável”. As palestras serão transmitidas on-line, através do canal do Youtube do CRIA, nos dias 07, 13, 21 e 28 de agosto às 10h.

Assim como acontece desde 2018, o núcleo da saúde do CRIA realizará a campanha seguindo as diretrizes propostas pela WABA (Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno) para a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que tem como lema, este ano,  “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”.

A programação montada pela equipe do CRIA incluirá também a discussão sobre o aleitamento materno em tempos de Covid, haja vista a grande preocupação e dúvidas que envolvem o contágio pelo novo coronavírus.

Para a organizadora das lives, Taíse Gama, nutricionista e assessora técnica do núcleo da saúde do CRIA,  a importância de encontrar soluções sustentáveis que beneficiem a saúde materno-infantil e o meio ambiente se tornou ainda mais evidente com o atual momento de pandemia, por isso a adoção de práticas alimentares saudáveis e sustentáveis, especialmente a amamentação, são fundamentais para salvar vidas e reduzir a degradação ambiental.

“A Semana é uma agenda positiva criada para dar visibilidade a amamentação e mobilizar a sociedade e os profissionais de saúde. No contexto de pandemia, muitas dúvidas e dificuldades são encontradas, por isso não podemos deixar de discutir sobre o aleitamento materno. Pelo contrário, queremos discutir a importância e possibilidade de manter a amamentação, garantindo mais saúde para os bebês”, disse a assessora.

Taíse Gama explicou que a programação se estende por todo o mês do Agosto Dourado, distribuindo-se em lives semanais, sempre às 10h. A palestra de abertura terá como tema “Apoiar o aleitamento materno por um planeta mais saudável e doação de leite humano em tempos de COVID”, com as participações da enfermeira obstétrica Caroline Tenório e da pediatra Andrea Pinheiro.

Todos que queiram participar da live podem acessar o Youtube do Programa Criança Alagoana e acompanhar ao vivo, inclusive mandando perguntas para os entrevistados. Ao final da programação as palestras serão transformadas em vídeos que estarão disponíveis no site do CRIA, o qual será lançado em breve.

O incentivo à amamentação é uma das ações do Programa CRIA, e baseia-se nas melhores políticas de aleitamento materno adotadas no Brasil. O trabalho do Núcleo da Saúde é disseminar esse gesto e mostrar para as mães a importância dessa alimentação para a saúde dos bebês, além de contribuir no treinamento dos profissionais de saúde atuantes nos municípios alagoanos. 

PROGRAMAÇÃO:



07/08/2020

Apoiar o aleitamento materno por um planeta mais saudável e Doação de Leite Humano em tempos de Covid-19.

Especialistas convidados(as): Caroline Tenório – Enfermeira Obstétrica do Grupo AME: Apoiando Mulheres Empoderadas e Andrea Pinheiro – Pediatra Coordenadora da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano.

13/08/2020
Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos.

Especialistas convidados(as): Mayara Ramos – Consultora Técnica do Ministério da Saúde na Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DEPROS/SAPS/MS), Kátia Godoy – Analista Técnica de Políticas Sociais no Ministério da Saúde, lotada na Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DEPROS/SAPS/MS) e Monica Assunção – Nutricionista Docente da Universidade Federal de Alagoas.

21/08/2020
Aleitamento Materno em tempos de COVID-19.
Especialistas convidados(as): Sirmani Frazão – Pediatra e Docente da Universidade Federal de Alagoas, Syrlene Medeiros – Pediatra e Coordenadora Estadual da Rede Cegonha e Adriana Ávila – Infectologista pediátrica e Docente da Universidade Federal de Alagoas.

28/08/2020
Aleitamento Materno e Desenvolvimento Infantil.
Especialistas convidados (as): Cláudio Soriano – Pediatra e Coordenador da Rede Estadual da Primeira Infância e Maely Nunes – Psicóloga e Técnica de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.






fonte:agenciaalagoas.al.gov.br

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp