Em Alagoas, o artesanato é um dos destaques da cultura estadual, e anualmente o Programa Alagoas Feita À Mão, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), realiza o mapeamento de mestres e entidades representativas da atividade artesanal.
O trabalho de mapeamento permite que as técnicas e conhecimentos permaneçam presentes nas comunidades através das novas gerações. Com relação às entidades, ele organiza coletivamente os produtores desse ofício, zelando e defendendo seus interesses.
“Durante todo o ano nós temos atividades voltadas para os artesãos em Alagoas e, uma delas, é realizar esse mapeamento, através do cadastro. É importante que essas categorias possuam sua Carteira, que é oficializada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), como forma de identificar e registrar esse o rico trabalho realizado”, ressalta Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato, da Sedetur.
Como solicitar?
Mestre Artesão
Entende-se por mestre aquele que se notabilizou em seu ofício, legitimado pela comunidade que representa e que difunde para as novas gerações conhecimentos acerca dos processos e técnicas do ofício artesanal.
Identificando-se neste perfil e desejando emitir a Carteira Nacional de Mestre Artesão, é preciso enviar para o e-mail " target="_blank">artesanatosedetur@gmail.com seu nome completo, CPF, telefone e anexar os documentos exigidos pelo Programa do Artesanato Brasileiro (hiperlink: http://www.
Entidades Representativas
Para esta categoria existem quatro tipos: Associação, Cooperativa, Grupo de Produção Artesanal e Federação de Artesão. O primeiro passo é entender qual classe mais se identifica e o representante deve enviar para o e-mail " target="_blank">artesanatosedetur@gmail.com os documentos listados abaixo.
Para associações, cooperativas e federação de artesãos:
Para grupos de produção artesanal:
Após o registro e análise, a confirmação de cadastro é enviada por e-mail pelo Programa do Artesanato Brasileiro.
fonte:agenciaalagoas.al.gov.br