06/04/2020 às 17h15min - Atualizada em 06/04/2020 às 17h15min
Doria ou Witzel podem convidar Mandetta para pasta da saúde nos estados de SP e RJ, respectivamente
Luiz Henrique Mandetta é um médico ortopedista e político brasileiro. foi deputado federal e atualmente é Ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro
- foto:Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), 55 anos, ministro da saúde, poderá ser demitido pelo presidente Jair Bolsonaro(sem partido).
Ocorre que Bolsonaro pode perder um excelente gestor e entregá-lo aos governadores dos estados com maiores picos de covid-19, no momento.
Seria um tiro no pé do governo federal, um ato infantil e amador de um chefe de estado perdido no cargo.
Em 2010, um ano após trocar o MDB pelo DEM, Luiz Henrique Mandetta candidatou-se ao cargo de deputado federal. Na ocasião, foi eleito com 78.700 votos. Durante seu primeiro mandato, foi presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Em 2014, foi reeleito com 57.300 votos. Mandetta é autor ou coautor de 30 projetos legislativos na Câmara. Um deles, sugerido por ele há quatro anos, virou a lei que determina que a denominação de “médico” deve constar obrigatoriamente dos diplomas emitidos por instituições de ensino superior.
Médico ortopedista formado pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, em 1989, Mandetta concluiu em 1992 uma pós-graduação em ortopedia pediátrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e, em 1995, uma especialização na mesma área pela Emory University, em Atlanta, nos Estados Unidos.