DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
01/02/2020 às 19h16min - Atualizada em 01/02/2020 às 19h16min

Alagoas já tem data para implantar a nova placa Mercosul

TNH1
Foto: Fábio Tito/G1
Muitos questionamentos sobre as novas placas veiculares, com assinatura do Mercosul estavam circulando em Alagoas. Confirma abaixo informações acerca do assunto:

Os veículos novos vendidos em Alagoas já sairão das lojas com a nova placa padrão Mercosul a partir do dia 17 de fevereiro, ou seja antes do prazo previsto que era de 60 dias.

O prazo estipulado para a implantação das novas placas em todo o Brasil foi dia 31 de janeiro, mas 6 estados, entre eles Alagoas, pediram o adiamento por 60 dias.

Mas o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito – concedeu o prazo extra só de 15 dias e não de 60 como solicitado pelos órgãos. Assim sendo, dia 17/02 é o prazo limite.

“Fizemos a solicitação por meio de ofício ao Denatran por conta do atraso das empresas estampadoras, mas no final da tarde de sexta-feira recebemos a resposta do órgão concedendo o prazo de 15 dias, que vamos respeitar.” – explicou Adrualdo.

Ele também confirmou que as empresas capacitadas para estampar as novas placas devem correr com as documentações durente essa semana.
“Já iniciamos uma força-tarefa para acelerar o credenciamento das empresas. Na segunda-feira será publicado no Diário Oficial do Estado e acreditamos que estaremos com tudo ajustado com as emplacadoras para que os novos carros já sejam emplacados com a nova placa a partir do dia 17/02.” disse o diretor-presidente.

Valores

Perguntado sobre os valores das novas placas em Alagoas, o diretor-presidente do Detran disse que isso será discutido essa semana. Mesmo não podendo determinar um valor fixo, o órgão pensa em divulgar a pesquisa de valores como já fizeram outros estados.

“Não podemos determinar o preço, mas estudamos a fazer possibilidade de fazer como o Detran de São Paulo que sugeriu um valor máximo para não haver abusos. Vamos analisar juridicamente e divulgaremos essa semana”. – concluiu

Em São Paulo o Departamento Estadual de Trânsito recomendou o preço das placas Mercosul em no máximo R$ 138,24 para carro, ônibus e caminhão e R$ 114,86 para motocicletas, estes são os mesmos valores já cobrados pelas placas do padrão cinza. O preço poder variar para baixo de acordo com a empresa que estampa a placa.

 nova placa é obrigatória para quem?

O novo modelo padrão Mercosul inicialmente é obrigatório para o primeiro emplacamento, troca do município de registro do veículo e mudança de característica do veículo.

Também devem trocar pelas novas placas aquelas que forem furtadas ou danificadas que impossibilitem a leitura da placa.
Em um segundo momento, ainda a definir, os demais motoristas que optarem pela mudança poderão solicitar as novas placas. Só muda se quiser.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp