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13/12/2019 às 15h46min - Atualizada em 13/12/2019 às 15h46min

FCC oferece tecnologia que permite 'conversa' entre carros

Agência decidiu por disponibilizar algumas faixas de uma frequência de rádio com 5,9GHz para uso exclusivo de uma tecnologia chamada C-V2X

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) aprovou na última quinta-feira (12) o uso de uma nova plataforma, chamada C-V2X, que conecta carros entre si e com sinais de trânsito. Em uma decisão unânime, a comissão votou por uma proposta que transforma algumas ondas de rádio na frequência de 5,9GHz exclusivas para uso do C-V2X.

 A proposta da FCC libera faixas para uso do novo sistema, porém, lança uma sombra sobre um rival mais antigo, o DSRC, que nas últimas duas décadas teve direito exclusivo para uso da banda de 5,9GHz.

 O objetivo da proposta é o de "alcançar uma abordagem equilibrada que melhore a segurança dos automóveis e promova mais inovações sem fio em benefício do povo americano", afirma a FCC.

A agência estuda há anos o que fazer com a banda de 5,9GHz, que inclui uma faixa de 75 megahertz de largura. Sua proposta divide essa faixa em três partes. Os 45MHz inferiores seriam para uso não licenciado, o que significa que é gratuito para qualquer pessoa usar para transmissões de rádio. Os 20MHz superiores seriam exclusivos para o C-V2X. Os 10MHz restantes estariam destinados ao DSRC – isso se pessoas que utilizam o serviço conseguirem convencer a FCC de que ele ainda é funcional. Caso contrário, a faixa passa a ser dedicada ao C-V2X.

Montadoras nada satisfeitas

Algumas montadoras estão descontentes com a proposta do FCC. De acordo com a Associação de Fabricantes de Automóveis Globais e a Aliança de Fabricantes de Automóveis, a ideia "arrisca vidas, retarda a inovação e contraria o que a Comissão ouviu de especialistas de segurança".

Os grupos ainda afirmam que as montadoras estão prontas para utilizar toda a faixa de 75MHz disponível, e que a FCC deve "proteger as comunicações contra interferências prejudiciais, incluindo tecnologias não licenciadas".

Em uma carta enviada à FCC, o presidente-executivo da Ford, James Hackett, disse que a empresa está disposta a compartilhar o espectro de 5,9GHz com usos não licenciados, mas apenas se houver uma demonstração conclusiva de que qualquer outro uso das ondas de rádio não afeta o funcionamento do C-V2X.

Uso das redes móveis

A tecnologia C-V2X tem previsão de chegada ao mercado em 2022. A ideia é que ela se conecte ao 5G para que os carros possam se comunicar com semáforos e outros equipamentos de trânsito para garantir maior segurança.

Atualmente, alguns veículos se conectam a internet 4G para transmitir informações como sua localização, direção e até velocidade. Com o 5G, as possibilidades podem ser expandidas. Especialistas preveem que o carro pode decidir quem tem a preferência em uma conversão ou quando se deve parar em uma placa de sinalização. Além de ajudar veículos autônomos a decidir o momento correto para trocar de faixa com base na localização dos outros carros que estão por perto.


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