O professor Josealdo Tonholo, da chapa 1, foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), nesta terça-feira (22), como reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em agosto, o professor já tinha sido referendado após uma consulta à comunidade acadêmica.
A nomeação de Tonholo cabe ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).
Uma lista tríplice deve ser enviada ao presidente nesta quarta-feira (23) para que ele escolha o novo reitor. Não há prazo determinado para que ele proceda com a nomeação, como também não há obrigatoriedade na escolha do nome de Tonholo.
A sessão do Consuni contou com 59 conselheiros. Josealdo Tonholo teve 50 votos, Anderson Dantas, 4 votos, e Alexandre Marques, 3 votos. Estes dois últimos são ligados a Tonholo. Após perder na consulta feita com a comunidade acadêmica, a atual reitora, Valéria Correia, não colocou o nome a disposição para ser votado no Consumi. O mandato dela acaba em 21 de janeiro.
Levantamento do Portal G1, mostra que desde que assumiu a Presidência, Jair Bolsonaro optou por não seguir a vontade da comunidade acadêmica na hora de nomear o novo reitor ou reitora de universidades federais em 6 das 12 oportunidades que teve até 31/08.