DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
22/02/2022 às 09h13min - Atualizada em 22/02/2022 às 09h13min

Nasf realiza palestra sobre saúde animal e presta atendimento veterinário domiciliar no Pontal da Barra

Projeto integra ações do Núcleo Ampliado de Saúde da Família 4 e leva informações sobre cuidados com a saúde dos animais a usuários de USF do 6º Distrito Sanitário

Com o intuito de promover informação e conhecimento acerca da saúde dos animais, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta segunda-feira (21), uma 'Sala de Espera' com usuários e funcionários da Unidade de Saúde da Família (USF) Tarcísio Palmeira, localizada no Pontal da Barra.

A ação foi conduzida pelo médico veterinário, Lindomar Machado, que faz parte da equipe do Nasf 4 (eNasf 4), que atua no 6º Distrito Sanitário. Ele apresentou o Nasf e a medicina veterinária para o público presente. Durante a sala de espera, as usuárias e funcionários da unidade também puderam tirar dúvidas sobre outros temas relacionados à saúde dos animais, como: vacinação antirrábica, leishmaniose, toxoplasmose, leptospirose e posse responsável de animais.

Lindomar Machado explica que a causa animal tem sido um tema de destaque na Prefeitura de Maceió, proporcionando cuidados com os animais.

“A Prefeitura de Maceió tem ampliado o olhar para a causa animal. Recentemente, o prefeito JHC criou o Gabinete da Causa Animal, uma pasta exclusiva para os cuidados com os animais. Também temos o Castramóvel, um equipamento móvel para a castração de cães e gatos e as feiras de adoção, que estão sendo um sucesso. Então, temos observado um olhar diferenciado para esta área. É importante ampliarmos a nossa visão para garantir a saúde dos animais”, enfatizou o veterinário.

“Além de cuidarmos da nossa própria saúde, também é necessário termos esses cuidados com os nossos animais. E muitos deles podem até transmitir zoonoses para nós, seres humanos. Por isso fizemos essa ação educativa muito importante porque tivemos mais conhecimentos sobre a saúde dos animais”, comentou a diretora da USF Tarcísio Palmeira, Denise Magalhães.

Atendimento veterinário domiciliar

Ao finalizar a sala de espera, os profissionais levaram atendimento médico veterinário a residências de usuárias da USF Tarcísio Palmeira. Edislene dos Santos foi uma das usuárias que recebeu a equipe em sua casa. Ela diz que a ação proporcionou cuidado e mais conhecimento em relação à saúde das cadelas Kika e Aisha.

“Eu gostei muito, essa ação é importante porque tem o propósito de levar os cuidados aos animais. Poder receber o veterinário em nossa própria casa é algo muito satisfatório, consegui tirar várias dúvidas em relação à saúde da Kika e da Aisha”, relatou a usuária.

Atendimento veterinário na residência de Edislene dos Santos. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Premiação Nacional

O atendimento clínico veterinário domiciliar, desenvolvido por Lindomar Machado no 6º Distrito Sanitário desde de 2021, virou tema de trabalho selecionado na primeira etapa da iniciativa ‘Atenção Primária à Saúde (APS) Forte no SUS: Integralidade no Cuidado’. O trabalho segue para as demais etapas da seleção e a premiação está prevista para acontecer em abril.

“Com a chegada da pandemia de Covid-19, os usuários tiveram que ficar em casa por causa das restrições sanitárias. Consequentemente, eles não se deslocavam até a Unidade de Vigilância de Zoonoses ou clínicas veterinárias para cuidar de seu animal. Por isso começamos a realizar esse atendimento domiciliar para levar os cuidados necessários aos animais. É um trabalho inovador e esperamos que ele seja ampliado pelo Município”, destacou o veterinário.





















secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp