Com o intuito de promover informação e conhecimento acerca da saúde dos animais, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta segunda-feira (21), uma 'Sala de Espera' com usuários e funcionários da Unidade de Saúde da Família (USF) Tarcísio Palmeira, localizada no Pontal da Barra.
A ação foi conduzida pelo médico veterinário, Lindomar Machado, que faz parte da equipe do Nasf 4 (eNasf 4), que atua no 6º Distrito Sanitário. Ele apresentou o Nasf e a medicina veterinária para o público presente. Durante a sala de espera, as usuárias e funcionários da unidade também puderam tirar dúvidas sobre outros temas relacionados à saúde dos animais, como: vacinação antirrábica, leishmaniose, toxoplasmose, leptospirose e posse responsável de animais.
“A Prefeitura de Maceió tem ampliado o olhar para a causa animal. Recentemente, o prefeito JHC criou o Gabinete da Causa Animal, uma pasta exclusiva para os cuidados com os animais. Também temos o Castramóvel, um equipamento móvel para a castração de cães e gatos e as feiras de adoção, que estão sendo um sucesso. Então, temos observado um olhar diferenciado para esta área. É importante ampliarmos a nossa visão para garantir a saúde dos animais”, enfatizou o veterinário.
“Além de cuidarmos da nossa própria saúde, também é necessário termos esses cuidados com os nossos animais. E muitos deles podem até transmitir zoonoses para nós, seres humanos. Por isso fizemos essa ação educativa muito importante porque tivemos mais conhecimentos sobre a saúde dos animais”, comentou a diretora da USF Tarcísio Palmeira, Denise Magalhães.
Atendimento veterinário domiciliar
Ao finalizar a sala de espera, os profissionais levaram atendimento médico veterinário a residências de usuárias da USF Tarcísio Palmeira. Edislene dos Santos foi uma das usuárias que recebeu a equipe em sua casa. Ela diz que a ação proporcionou cuidado e mais conhecimento em relação à saúde das cadelas Kika e Aisha.
“Eu gostei muito, essa ação é importante porque tem o propósito de levar os cuidados aos animais. Poder receber o veterinário em nossa própria casa é algo muito satisfatório, consegui tirar várias dúvidas em relação à saúde da Kika e da Aisha”, relatou a usuária.
Premiação Nacional
O atendimento clínico veterinário domiciliar, desenvolvido por Lindomar Machado no 6º Distrito Sanitário desde de 2021, virou tema de trabalho selecionado na primeira etapa da iniciativa ‘Atenção Primária à Saúde (APS) Forte no SUS: Integralidade no Cuidado’. O trabalho segue para as demais etapas da seleção e a premiação está prevista para acontecer em abril.
“Com a chegada da pandemia de Covid-19, os usuários tiveram que ficar em casa por causa das restrições sanitárias. Consequentemente, eles não se deslocavam até a Unidade de Vigilância de Zoonoses ou clínicas veterinárias para cuidar de seu animal. Por isso começamos a realizar esse atendimento domiciliar para levar os cuidados necessários aos animais. É um trabalho inovador e esperamos que ele seja ampliado pelo Município”, destacou o veterinário.
secommaceio