DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
13/04/2021 às 19h48min - Atualizada em 13/04/2021 às 19h48min

CONHEÇA O MAIOR TÚNEL DE CONTRABANDO DO MUNDO

JULIO CEZAR DE ARAUJO
Mega Curioso

 

Em 19 de março de 2020 agentes da Investigação de Segurança Interna de San Diego, em uma operação chamada San Diego Tunnel Task Force, encontraram o maior túnel de contrabando da História. Com 1.330 metros de extensão, o túnel cruzava a fronteira do México com os Estados Unidos, indo até Otay Mesa, uma periferia ao sul de San Diego, que é uma área conhecida por ter um solo fácil para escavação e a presença de muitos armazéns torna o local perfeito para dificultar a detecção.

O que chocou as autoridades norte-americanas não foi a extensão do buraco sob a terra, mas sim a sofisticação que os criminosos transnacionais conseguiram estabelecer em meio às condições úmidas e alagadas a 21 metros da superfície, e em um espaço de 2 metros de largura e 5,5 de altura.

O poço


Havia tubos de ventilação, cabos elétricos e sistemas de iluminação e de drenagem para que ninguém se sufocasse lá embaixo. Além disso, trilhos, provavelmente para carregar drogas em carrinhos automatizados para os cartéis, percorriam todo o caminho, e havia até um elevador na saída em Tijuana. Foram encontradas ramificações para algumas outras partes do território americano, além de San Diego, porém sem nenhuma abertura para a superfície.

É provável que os túneis também tenham servido para traficar pessoas para o outro lado da fronteira, visto que eles também são criados com essa finalidade há décadas. A Patrulha da Fronteira Americana não sabe quando o túnel foi construído, porém o comprimento e a complexidade dele deixam claro o quão longe os cartéis estão dispostos a ir e também a gastar para contrabandear com sucesso suas drogas e pessoas para qualquer lado.




 

Nenhuma droga foi encontrada ao longo do túnel, tampouco alguma prisão foi feita em relação à descoberta. As autoridades sabem que o túnel deve pertencer a Joaquín Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, líder do Cartel do México, que foi condenado à prisão perpétua.

Em 2015, El Chapo fugiu de sua prisão no México através de um túnel que era cerca de 180 metros mais longo do que o encontrado em 2020. A impressionante fuga do criminoso aconteceu por um pequeno buraco no chão do chuveiro da cela dele.

O túnel era equipado com iluminação, ventilação e até com uma moto sobre trilhos para transportar ainda mais rápido o líder da facção. Alguns engenheiros acreditam que a construção levou mais de 1 ano para ficar pronta e custou pelo menos US$ 1 milhão para o crime organizado de El Chapo.

Lance LeNoir, supervisor de operações da Patrulha de Fronteira, ainda fica indignado com a audácia dos criminosos em criar túneis cada vez mais complexos. “Nunca pensamos que eles tivessem coragem de ir tão longe assim”, declarou à Associated Press. “Eles continuam nos surpreendendo”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp