DDD 82 Publicidade 728x90
19/03/2021 às 21h36min - Atualizada em 19/03/2021 às 21h36min

Maceió avança e vacina trabalhadores de saúde a partir de 50 anos no domingo (21)

Imunização na capital vai seguir durante todo este fim de semana nos seis pontos fixos da capital

Luciano Milano
Por Ascom/SMS
Foto: Reprodução

Maceió segue ampliando as faixas etárias para a vacinação contra a Covid-19. Por meio de suas redes sociais, no começo da noite desta sexta-feira (19), o prefeito JHC anunciou para o próximo domingo a imunização para trabalhadores de saúde com 50 anos ou mais.

Também hoje, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) começou a imunizar idosos com 72 e 73 anos, além dos de 74 que passaram a receber as doses na quinta-feira, 18. Todos esses grupos vão poder ser vacinados durante o fim de semana, nos seis postos fixos criados para a imunização, que são drive-thru do estacionamento do Jaraguá, drive-thru da Justiça Federal (Serraria), Shopping Maceió (Mangabeiras), Shopping Pátio (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel do Lago), além da área externa do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho). A vacinação será realizada das 9h às 16h.

“Sextou com boa notícia! Começa no domingo (21) a vacinação para trabalhadores de saúde com idade entre 50 e 54 anos. Estamos trabalhando muito duro para para garantir a imunização de todos. Novas doses chegando, ampliaremos ainda mais os públicos”, escreveu JHC.

Quem também comemorou o anúncio de nova etapa da vacinação foi o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro. “Como o prefeito afirmou em suas redes sociais, o trabalho em Maceió não para com o objetivo de imunizarmos o maior número de maceioenses que estiver ao nosso alcance. Agora, contemplamos mais um grupo de trabalhadores de saúde e vamos seguir nessa pegada”, destacou Madeiro.

Ele ainda fez um apelo para que as pessoas não se desloquem em grande número para os postos, gerando filas e aglomeração. “Entendo o desejo das pessoas de se vacinar, mas não precisa ir todos de uma vez. Vai ter vacina pra todos das faixas que estamos anunciando. O excesso de pessoas gera aglomeração e a demora termina cansando os idosos”, afirma.

A vacinação para trabalhadores de saúde segue critérios da resolução nº 10 do Comitê Intergestores Bipartite de Alagoas – CIB-SUS/AL, de 16 de março de 2021. Segundo a resolução do CIB, em virtude da indisponibilidade de vacinas em quantitativo suficiente para todos os trabalhadores de saúde, é necessário dar prioridade àqueles com idade mais avançada e finalizar a imunização com os mais jovens, sempre de acordo com as remessas de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde.

Também conforme o documento, são trabalhadores de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios, dentre outros.

A resolução nº 10 explica que no universo do grupo de risco estão tanto os profissionais de saúde quanto seus respectivos técnicos e auxiliares, a exemplo de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física e médicos veterinários.

Também devem ser contemplados os trabalhadores de apoio dos serviços de saúde, tais como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros, auxiliares e motoristas de ambulância, dentre outros.

“Além disso, incluem-se aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados”, diz trecho da resolução do CIB.

Documentos – Para vacinação, é necessário apresentar os documentos comprobatórios a seguir:

1 – Os trabalhadores dos serviços de saúde de Maceió elencados nessa etapa precisam levar Declaração de Vínculo Empregatício emitida pelo Diretor-Geral ou Diretor Médico, atestando a condição do trabalhador, contracheque atualizado (mês anterior) ou carteira de trabalho comprovando vínculo ativo;

2 – Trabalhadores de saúde autônomos devem ter em mãos certidão de regularidade do respectivo conselho de classe;

3 – Assistência domiciliar e trabalhadores de serviços funerários precisam estar com a Carteira de Trabalho que comprove o vínculo ativo ou contracheque atualizado (mês anterior);


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp